Histórico

A COAPECAL - Cooperativa Agropecuária do Cariri Ltda., foi constituída em 30 de Agosto de 1997, no município de Caturité , cariri oriental paraibano, por 20 produtores de leite, com o objetivo de promover a estabilidade da atividade leiteira, através da instalação de uma usina de beneficiamento de leite, eliminando a ação do intermediário, cooperando para elevar a melhoria da condição de vida dos produtores.

Após a sua formalização, os cooperados se empenharam em estruturar a unidade de produção com a aquisição de equipamentos para beneficiamento de 2,5 mil litros de leite por dia e paralelamente produzia apenas o queijo de manteiga em um  pequeno laticínio cedido por um dos cooperados que veio a ser  futuramente  adquirido e implantada a unidade  de produção.

Em 03 de março de 1999, foram pasteurizados os primeiros 200 litros de leite CARIRI e distribuídos no mercado de Campina Grande. Após muita força de vontade e persistência dos cooperados, membros do conselho administrativo que passaram a trabalhar voluntariamente para a cooperativa ofertando o LEITE CARIRI, gerenciando a produção, as vendas, a distribuição e as questões administrativas, o produto foi aceito pelo mercado, as vendas aumentaram, possibilitando o beneficiamento de novos produtos, o ingresso no mercado de João Pessoa e a ampliação do número de fornecedores.

Em dezembro de 2003, a parceria estabelecida da COAPECAL com o Programa Fome Zero, vinculado ao Governo Federal que consistiu na distribuição de leite em comunidades carentes no estado da Paraíba, proporcionou um aumento considerável na aquisição de leite e beneficiamento de produtos, chegando a  coletar 55 mil litros de leite por dia,   em 70 tanques de resfriamento, congregando 1.073 fornecedores de 29 municípios das regiões do Agreste, Cariri, Seridó, Sertão da Paraíba e estado de Pernambuco e  produzindo 52 itens derivados vendidos nos estados da Paraíba, Pernambuco , Rio Grande do Norte , Ceará e Alagoas.

 O crescimento do mercado desencadeou a ampliação da estrutural da unidade produtiva, aquisição e renovação de máquinas e da frota de transportes. Este processo concorreu para a formação de uma boa equipe de vendedores sob uma gerência eficiente e comprometida, permitindo a continuidade do mercado, após o fim da parceria com o programa fome zero.

Atualmente a COAPECAL possui DAP (Declaração de Aptidão PRONAF) Jurídica, reconhecida como forma associativa dos agricultores familiares, organizada em pessoa jurídica devidamente formalizada. Contamos com 525 cooperados distribuídos nos municípios de: Alcantil Barra de Santana. Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Gado Bravo, Gurjão, Ouro Velho, Parari, Queimadas, Santo André, São João do Cariri, São Vicente do Seridó e Soledade.