Programa Cooperjovem

Programa de iniciativa do SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo que visa transmitir os valores cooperativistas (ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade, solidariedade e honestidade), as crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas municipais e estaduais. Este Programa em nível de estado é coordenado pelo Sistema OCB/SESCOOP/PB e apoiado pelas cooperativas.

A nossa opção em apoiar o Cooperjovem em nossa área de atuação da COAPECAL, dá-se por acreditamos que estamos aplicando o 7º princípio do cooperativismo - o interesse pela comunidade - atuando como um meio que transmite à cultura do cooperativismo as crianças e adolescentes, contribuindo para a formação de cidadãos com valores cooperativistas aptos a agirem sobre o meio em que estão inseridos com responsabilidade social.

O nosso apoio ao programa consiste em planejar, acompanhar, participar e avaliar as atividades pedagógicas juntas aos professores de cada escola inscrita. Para isso contamos com uma pedagoga que coordena o desenvolvimento do Cooperjovem em 9 escolas no Cariri Oriental: Caturité, Boqueirão e Barra de Santana, como tambémo concurso nacional de redação do programa e do Prêmio Nacional do professor Cooperjovem.